Professores
renomados

Reconhecido
pelo MEC

Aulas
100% online

Opção de Módulo Internacional

Mais informações
Possui algum código promocional? Clique aqui

Sobre o nosso curso

Imediato

Início

360h h/a

Carga Horária

R$ 300

Mensalidade a partir de

 A reinvenção de muitas atividades profissionais já é uma realidade na busca da adaptação em um mundo cada vez mais digitalizado. 


O atendimento online em Psicologia é uma necessidade latente e o profissional de psicologia e psiquiatria precisa estar preparado para os desafios dessa nova demanda.


A especialização busca aprofundar o conhecimento e preparar quanto aos desafios da tecnologia, intervenções e particularidades do atendimento online.


A pós-graduação em Psicologia e Psicoterapia Online, devidamente reconhecida pelo MEC, conforme resolução CNE/CES nº1, de 6 de Abril de 2018, é planejada com foco em preparar o profissional para lidar com o atendimento online de pacientes, entendendo as características desse modelo e tornar-se mais eficiente com consultas remotas.

Público-Alvo
Graduados em Psicologia, Pedagogia ou Psiquiatria.
Objetivo do curso

O objetivo do curso é esclarecer e preparar profissionais de psicologia para o atendimento e exercício da função de forma online, considerando todas as particularidades desse universo que está em crescente expansão.

Organização Curricular
  • Bases Teóricas do Atendimento Online - 

    Introdução aos aspectos históricos do uso de tecnologias online na Psicologia e na Psicoterapia. Definições e conceitos que embasam o atendimento online. Evidências científicas relacionadas ao atendimento psicológico online. Potencialidades e limitações de intervenções online na Psicologia e na Psicoterapia. Psicopatologia no contexto online e os recursos disponíveis. Restrições no atendimento online para determinados diagnósticos. Transdiagnóstico em contextos de intervenção online. Softwares e ferramentas digitais para atendimentos online em Psicologia e Psicoterapia. Proteção de dados em softwares e ferramentas digitais. Normas regulamentadoras para práticas online no Brasil e no mundo. Normas regulamentadoras específicas para práticas online no Brasil em Psicologia e Psicoterapia. Condutas e fiscalização de questões éticas em atendimentos online.

  • Modalidades de Intervenções e Atendimento Online - 

    Técnicas no atendimento psicoterápico online individual. Psicoterapia online para famílias. Técnicas de atendimento online em psicoterapia para casais. Questões conceituais de saúde coletiva com contextos online de intervenção. Princípios e diretrizes do SUS relacionados às estratégias de atendimento e de serviços online. Aconselhamento de carreira e estratégias de intervenção online. Psicologia dos grupos e o uso de tecnologias online. Interface dos pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação neuropsicológica nas modalidades presenciais e nas diferentes modalidades online. Ferramentas de autopreenchimento, modelos híbridos e exame por teleconferência; sessões de devolução, laudo e orientações pró-intervenção. Psicologia escolar e educacional: introdução aos possíveis contextos de intervenção. Estratégias para Psicologia escolar e educacional no contexto online e a interface com o homeschooling na atualidade.

  •  Situações Complexas em Atendimento Online - 

    Intervenção online em crises e situações de violência. Restrições éticas e legais: manejo e encaminhamentos viáveis em situações em crise e de violência no contexto online. Saúde mental: criação de vínculo e aliança terapêutica no contexto online. Construção do setting de atendimento em contextos online para Psicologia e Psicoterapia em saúde mental leve, moderada e grave. Mudança da perspectiva de cura de doenças para a de promoção do bem-estar através da Psicologia e da Psicoterapia.

  •  Psicologia Online aplicada à Gestão de Pessoas - 

    Processos de atendimento psicológico para garantia da qualidade ética, técnica e relacional. Atuação do terapeuta como um prestador de serviço de qualidade: compreensão do posicionamento no mercado de trabalho. Mentoria e aconselhamento de líderes empresariais. Condução à realização pessoal de pacientes a partir da perspectiva profissional. Vocação e Life Designe: identidade profissional.

  •  Habilidades Avançadas para Profissionais Online - 

    Transformação digital e os impactos na área da saúde: criação de negócios rentáveis em momentos de incertezas. Empreendedorismo e inovação para Psicólogos e Psicoterapêutas. Atitude empreendedora e tendências em inovação de produtos e serviços para o atendimento psicológico online. Pesquisas recentes em a tecnologia e inovação aplicadas aos serviços de Psicologia e de Psicoterapia. Estratégias de marketing digital para o Psicólogo e para o Psicoterapêuta. Interface entre estratégias de marketing e questões éticas do profissional Psicólogo e do Psicoterapêuta. Utilização da Inteligência Artificial como ferramenta de gestão do consultório. Método de custeio baseado em atividade e tempo: Time-Driven Activity Based Costing (TDABC). Método do Design Thinking: desenvolvimento de novos produtos e serviços no contexto online. Metodologia Growth Hacking: aplicação e melhor utilização visando crescimento.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Professores

Perguntas Frequentes

  • Quais são os requisitos para ingressar nos cursos de Pós-Graduação?
    Segundo o art. 1º, §1º da resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, devendo a data de colação de grau ser anterior ao início do curso de Pós-Graduação do seu interesse.
  • Quais os documentos necessários para a realização da matrícula nos cursos?
    Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica. São eles: Diploma de graduação ou Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do diploma no período de duração do curso, sob pena de não ser certificado ao final do curso; Histórico de conclusão de curso; CPF; Documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS); Certidão de casamento (em caso de mudança de nome).
  • Qual a duração dos cursos?
    Os cursos contam com 12 meses de duração, conforme calendário dos cursos. Caso seja solicitado o Trabalho de Conclusão de Curso na matriz curricular, pode haver reajuste no tempo de duração. Após a finalização, tendo obtido a aprovação necessária, será possível a solicitação de uma Declaração de Aprovação no curso enquanto se aguarda a emissão do Certificado de Conclusão.
  • Os cursos contam com materiais de apoio?
    Sim. Materiais de apoio que auxiliam nos estudos e aprofundamento dos temas estudados como complemento às aulas. Além disso, está disponível uma BIBLIOTECA VIRTUAL exclusiva, que inclui conteúdos atuais e relevantes sobre temas relacionados aos cursos , e entrevistas com grandes profissionais renomados na área de negócios e da saúde.