Fundamentos teóricos da Psicologia Clínica: Principais teorias e abordagens terapêuticas utilizadas na prática clínica, como a terapia cognitivo-comportamental, a psicoterapia psicodinâmica, a terapia familiar e outras abordagens baseadas em evidências.
Avaliação e diagnóstico psicológico: Técnicas e instrumentos de avaliação psicológica utilizados na prática clínica, incluindo entrevistas clínicas, testes psicológicos, escalas de avaliação e outros métodos de avaliação. Os alunos aprendem a conduzir uma avaliação abrangente para identificar problemas de saúde mental, diagnosticar transtornos específicos e formular um plano de tratamento.
Psicopatologia e diagnóstico: Aqui, os alunos estudam os diferentes transtornos mentais e comportamentais, incluindo transtornos de humor, transtornos de ansiedade, transtornos do espectro autista, transtornos de personalidade, entre outros. São abordados critérios diagnósticos, características clínicas e tratamentos para cada transtorno.
Intervenção e tratamento psicológico: Nessa parte do programa, são exploradas as estratégias e técnicas terapêuticas utilizadas na prática clínica. Isso inclui intervenções baseadas em evidências para diferentes transtornos e populações, habilidades de comunicação terapêutica, técnicas de resolução de problemas, estratégias de autocuidado e gestão do estresse.
Ética e aspectos legais na prática clínica: Os alunos aprendem sobre os princípios éticos e legais que regem a prática clínica, como confidencialidade, limites terapêuticos, responsabilidade profissional e questões de consentimento informado. São discutidos os aspectos éticos e legais específicos da relação terapêutica e das decisões clínicas.
Pesquisa em Psicologia Clínica: Nessa parte do programa, os alunos aprendem a avaliar criticamente a literatura científica na área da Psicologia Clínica, entender métodos de pesquisa utilizados em estudos clínicos e desenvolver habilidades de pesquisa para contribuir para a base de conhecimento clínico.
Bases Teóricas do Atendimento Online: Introdução aos aspectos históricos do uso de tecnologias online na Psicologia e na Psicoterapia. Definições e conceitos que embasam o atendimento online. Evidências científicas relacionadas ao atendimento psicológico online. Potencialidades e limitações de intervenções online na Psicologia e na Psicoterapia. Psicopatologia no contexto online e os recursos disponíveis. Restrições no atendimento online para determinados diagnósticos. Transdiagnóstico em contextos de intervenção online. Softwares e ferramentas digitais para atendimentos online em Psicologia e Psicoterapia. Proteção de dados em softwares e ferramentas digitais. Normas regulamentadoras para práticas online no Brasil e no mundo. Normas regulamentadoras específicas para práticas online no Brasil em Psicologia e Psicoterapia. Condutas e fiscalização de questões éticas em atendimentos online.
Modalidades de Intervenções e Atendimento Online: Técnicas no atendimento psicoterápico online individual. Psicoterapia online para famílias. Técnicas de atendimento online em psicoterapia para casais. Questões conceituais de saúde coletiva com contextos online de intervenção. Princípios e diretrizes do SUS relacionados às estratégias de atendimento e de serviços online. Aconselhamento de carreira e estratégias de intervenção online. Psicologia dos grupos e o uso de tecnologias online. Interface dos pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação neuropsicológica nas modalidades presenciais e nas diferentes modalidades online. Ferramentas de autopreenchimento, modelos híbridos e exame por teleconferência; sessões de devolução, laudo e orientações pró-intervenção. Psicologia escolar e educacional: introdução aos possíveis contextos de intervenção. Estratégias para Psicologia escolar e educacional no contexto online e a interface com o homeschooling na atualidade.