A Pós-Graduação em Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista contempla um programa de especialização focado no estudo da Análise do comportamento aplicada que se concentra em aumentar a habilidades sociais, comunicação e independência de pessoas com TEA, bem como reduzir comportamentos indesejáveis.
O profissional pós-graduado, através dos assuntos abordados no curso, aprenderá os princípios fundamentais da análise do comportamento, incluindo condicionamento operante, reforço, extinção, generalização e detecção e como aplicá-los nos tratamentos.
Devido ao conteúdo inovador da grade, a especialização garante o conhecimento técnico e prático para tornar a sua atuação profissional uma referência.
Profissionais da Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia, Educação física e áreas da Educação (pedagogos)
Introdução ao Transtorno do Espectro Autista
Aspectos históricos, filosóficos, socioculturais e legais do autismo
Autismo e seus desafios na atualidade
Os graus de TEA e suas gravidades
Transtorno do Espectro Autista TEA
Transtorno do Espectro Autista na Adolescência e Vida Adulta
Inclusão social do adulto com TEA
Avaliação Comportamental
Avaliação comportamental do autista
Avaliação neuropsicologica
Modos de avaliação do comportamento e análise funcional.
Protocolos de Avaliação e Intervenção
Ferramenta: meus progressos
Recursos e tecnologias para avaliação: evidências, arquitetura em nuvem, IA aplicada
Análise do Comportamento Aplicada
Conceitos introdutórios da análise do comportamento - o que é aba?
Fundamentos filosóficos da análise do comportamento: o behavorismo radical
Análise comportamental Aplicada (ABA) ao autismo
Análise comportamental da cognição
Reforço, Punição e Extinção
Tipos de reforço e seleção de preferências
Procedimentos de Intervenção: Gestão de Comportamentos
Procedimentos de Intervenção Sensorial, Psicomotora e Brincar Social
Ensino Naturalístico
Ensino por Tentativas Discretas
Comportamentos e estratégias de ensino
Ética do analista do comportamento
Ensino de novos repertórios de comportamento: ênfase e linguagem
Comportamento Simbólico e Alfabetização
Mensuração do comportamento
Redução de comportamento Inadequado
Manejo de Comportamentos problemas e padrões repetitivos de comportamento
Procedimentos de extinção e reforçamento diferencial
Procedimentos de crise e emergência
Aspectos sociais
Ensino de habilidades sociais para crianças com transtorno espectro autista
Comportamento de grupo
Procedimento de ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo
Envolvimento dos pais e inclusão escolar
Brincar socialmente
Autoregulação e habilidades emocionais
Atendimento inter e transdisciplinar
Integração profissional na intervenção ABA
Intervenção ABA com profissionais da Fonoaudiologia
Intervenção ABA com profissionais de Terapia Ocupacional
Intervenção ABA com profissionais da Psicologia
Intervenção ABA com profissionais da Fisioterapia
Intervenção ABA com profissionais da Educação
Intervenção ABA com profissionais da Educação física
Construção de plano interventivo
Planejar e implementar o ensino de novo repertório comportamental em ABA
Processos e critérios de produção do Plano de Tratamento Singular
Plano de Ensino Individualizado: construção de objetivos, programas e esquemas de monitoramento de integridade